Partido conservador, de oposição, vence eleição búlgara

O partido conservador recém-formado GERB, de oposição, venceu as eleições na Bulgária por uma larga margem de votos, segundo os resultados finais do pleito divulgados hoje. O atual primeiro-ministro, Sergei Stanishev, reconheceu a derrota horas depois do fechamento das urnas na noite de ontem, abrindo caminho para que o prefeito da cidade de Sófia, capital do país, Boiko Borisov, forme o novo governo.

AE-AP, Agencia Estado

06 de julho de 2009 | 13h00

Com todos os votos contados, a Comissão Central Eleitoral disse que o partido recém-formado de Borisov conquistou 39,7% dos votos, enquanto os socialistas obtiveram 17,7%. Ainda não está claro se Borisov terá uma ampla maioria de assentos no Parlamento para governar sem formar uma coalizão. A distribuição das 240 cadeiras do Parlamento será anunciada ainda esta semana, embora a comissão eleitoral tenha dito que o GERB conquistou 116 assentos, ou menos que a metade, de acordo com uma contagem provisória.

A Bulgária, que se uniu à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em 2004 e à União Europeia (UE) em 2007, tem sido alvo de acusações de corrupção que atingiram o governo de Stanishev e levaram a UE a congelar milhões de dólares em ajuda no ano passado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.