Partido de Rajoy vence na Galícia, aponta boca de urna

Os conservadores da Espanha venceram a eleição para representantes do parlamento neste domingo na Galícia, região ao noroeste do país, de acordo com pesquisa de boca de urna divulgada há pouco. Será uma boa notícia ao primeiro-ministro Mariano Rajoy, caso seja confirmada mais tarde. O partido de Rajoy, no entanto, deve perder no País Basco, onde o favoritismo parece estar com as forças em prol da independência. Galícia e País Basco são regiões autônomas da Espanha. Os resultados finais são esperados para a noite deste domingo.

AE, Agência Estado

21 de outubro de 2012 | 17h01

O Partido Popular (PP) de Rajoy assegurou cadeiras suficientes no parlamento galiciano para reeleger o chefe local do PP, Alberto Nunez Feijoo, para um segundo turno de quatro anos como presidente da Galícia.

No País Basco, enquanto isso, a pesquisa de boca de urna mostra que o vitória para o Partido Nacionalista Basco (PNV, na sigla em espanhol), que deve se tornar o partido com maior presença no parlamento. Atualmente, o governo basco é controlada por uma coalizão do PP e do Partido Socialista, os dois maiores partidos do país, ambos contrários à independência basca.

Analistas dizem que as eleições são um teste importante para a implementação das políticas de austeridade no país pelo PP. Uma derrota do partido de Rajoy nas duas regiões teria nublado o futuro político do primeiro-ministro. Por outro lado, sem essas regiões no caminho, Rajoy deve pedir resgate financeiro à União Europeia nos próximos dias ou semanas. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
RajoyGalíciaeleiçãoEspanha

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.