Jonathan Ernst/Reuters
Jonathan Ernst/Reuters

Partido Democrata muda local de debate presidencial por conta do coronavírus

Disputa seria no Arizona, mas foi mudada para a sede da CNN, em Washington

Redação, O Estado de S.Paulo

12 de março de 2020 | 15h08

WASHINGTON - O Partido Democrata dos Estados Unidos decidiu nesta quinta-feira, 12, alterar o local em que será realizado o debate entre os pré-candidatos Joe Biden e Bernie Sanders. O local escolhido inicialmente foi o Arizona, mas agora o debate ocorrerá nos estúdios da CNN em Washington. A decisão foi confirmada pela porta-voz do Comitê Nacional do Partido Democrata, Xochitl Hinojosa.

A disputa democrata está em um momento decisivo. No início, em uma pré-campanha com vários candidatos, Bernie Sanders despontava, mas nas últimas três semanas o ex-vice-presidente Joe Biden tem ganhado cada vez mais força entre a população e dentro do partido. A mais recente derrota foi na terça-feira, 10. De seis Estados, Sanders perdeu em quatro, incluindo Michigan, no Meio-Oeste, de caráter industrial e crucial para uma vitória contra o presidente Donald Trump. 

Segundo projeções do jornal The New York Times, o ex-vice-presidente americano tem 864 delegados. Sanders tem 710. Vence a candidatura do partido quem obtiver 1.990 delegados, maioria simples de um total de 3.979, na convenção nacional do Partido Democrata em Milwaukee, entre os dias 13 e 16 de julho.

O senador agora aposta todas as suas fichas nas primárias da próxima terça em quatro Estados que também são cruciais na disputa direta contra Trump: Illinois, Flórida, Ohio e Arizona. De acordo com pesquisas recentes, Biden lidera em todos com certa folga.  / AP, REUTERS e NYT

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.