Partido opositor alemão está aberto a coalizão

O oposicionista Partido Social Democrata (SPD) da Alemanha está aberto a formar uma grande coalizão com o partido União Democrata Cristã (CDU), da chanceler Angela Merkel, afirmou Peer Steinbrueck, principal candidato do SPD nas eleições marcadas para 22 de setembro deste ano.

DANIELLE CHAVES, Agência Estado

28 de julho de 2013 | 14h48

Em entrevista a um jornal alemão, Steinbrueck, que segue consistentemente Merkel nas pesquisas de intenção de voto, disse que em uma democracia não se "exclui coalizões com outros partidos democráticos". No entanto, o político afirmou que "uma vasta maioria no SPD (que integrou a coalizão de Merkel entre 2005 e 2009) não quer uma grande coalizão".

Os comentários foram feitos depois de uma pesquisa recente mostrar que a atual coalizão formada pelo CDU e pelo Partido Democrático Liberal (FDP) não terá a maioria dos votos.

O jornal Bild Am Sonntag publicou neste domingo que 45% dos eleitores apoiam os partidos do governo, enquanto 38% votarão no SPD e no Partido Verde para uma coalizão. O partido A Esquerda recebeu 8% das intenções de voto. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
Alemanhapolíticaoposição

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.