Partido opositor hindu está prestes a ganhar maioria na Índia

O partido nacionalista hindu BJP, da oposição indiana, e seus aliados estão a caminho de conquistar uma estreita maioria na eleição da maior democracia do mundo, mostrou a mais recente pesquisa de opinião nesta segunda-feira.

Reuters

14 de abril de 2014 | 18h13

O Partido Bharatiya Janata, liderado pelo candidato a primeiro-ministro Narendra Modi, e seus aliados devem ganhar a maior fatia dos 543 assentos parlamentares, mas aquém dos 272 assentos necessários para uma maioria.

Isso poderia forçá-los a buscar uma coalizão com alguns dos cada vez mais poderosos partidos regionais da Índia.

As eleições indianas são notoriamente difíceis de prever devido à diversificação do eleitorado do país e um sistema parlamentar em que os candidatos locais detêm grande influência.

As pesquisas de opinião, em 2004, previram erroneamente a vitória da aliança liderada pelo BJP e em 2009 subestimaram a margem de vitória do Partido do Congresso.

Modi, ministro-chefe do Estado ocidental de Gujarat, tem cortejado os eleitores com a promessa de tirar a Índia de seu crescimento mais lento em uma década e apontando para o seu histórico de reduzir a burocracia e atrair o investimento em seu Estado.

(Reportagem de Shyamantha Asokan)

Tudo o que sabemos sobre:
INDIAELEICOESPESQUISA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.