Partido pró-Rússia vence eleição na Letônia,diz pesquisa

O Harmony Centre, partido pró-Rússia, venceu as eleições legislativas realizadas hoje na Letônia com 28,71% dos votos, de acordo com uma pesquisa de boca de urna.

AE, Agência Estado

17 Setembro 2011 | 18h16

Analistas dizem ser improvável que o Harmony Centre se junte ao novo Zatlers Reform, liderado pelo ex-presidente Valdis Zatlers, que ficou em segundo lugar, com 20,31%, de acordo com a pesquisa, realizada pelo Serviço de Notícias do Báltico.

O país báltico integra a União Europeia e uma possível vitória dos pró-russos poderia significar o desencanto com o projeto europeu. Cerca de um terço população local é nascida na Rússia ou de origem russa.

O partido centrista Unity, do primeiro ministro Valdis Dombrovskis, ficou em terceiro lugar, com 19,16%. A Aliança Nacional ficou com 16,13% dos votos, enquanto a União dos Verdes veio em quinto lugar, com 10,61%.

"A união entre o Zatlers Reform, o Unity e a Aliança Nacional é a composição mais provável. Existe uma longa tradição de manter os russos fora do governo", afirmou Ivars Ijabs, cientista político da Universidade da Letônia. "Não vejo qualquer incentivo para que o Unity ou o Zatlers incluam o Harmony Centre numa coalizão."

O recém-eleito presidente, Andris Berzins, disse que lançará negociações formais para a composição do novo governo no dia 28 de setembro. O resultado oficial das eleições deve sair amanhã à tarde. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
Letônia eleições pró-Rússia

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.