17 de maio de 2009 | 15h06
O Partido do Congresso da Índia se reuniu neste domingo, 17, para iniciar a construção do governo de coalizão, um dia após a ampla vitória obtida nas eleições nacionais.
Veja também:
Entenda as eleições que levaram 714 milhões às urnas na Índia
O número de votos obtidos pelo Partido do Congresso afastou o receio de que o país fosse governado por uma aliança instável. A frente liderada pelo Partido do Congresso alcançou 262 assentos de um total de 543, deixando-os a dez cadeiras da maioria.
"Estamos muito próximos do número mágico de 272", disse Rajiv Shukla, uma das lideranças partidária, à rede de televisão NDTV. "Não precisaremos dos partidos maiores". Ele salientou que nenhuma decisão já foi tomada.
A eleição também lançou as bases para que a próxima geração da dinastia Nehhru-Gandhi assuma a liderança no partido. Nos últimos meses pesquisas e analistas políticos previam que nenhum dos dois maiores partidos da Índia sairia da eleição como nítido vencedor, o que forçaria uma coalização enfraquecida que poderia deixar o vencedor sob dependência dos partidos menores.
Encontrou algum erro? Entre em contato