Partidos devem definir novo premiê grego até amanhã

Os líderes dos partidos políticos da Grécia precisam chegar até segunda-feira à noite a um acordo sobre quem vai liderar um governo de coalizão, afirmou Elias Mossialos, porta-voz do atual governo, acrescentando que os dois maiores partidos do país parecem estar se aproximando de um consenso. Falando à rede de televisão estatal NET, Mossialos disse que existe um "terreno comum" entre o Partido Socialista e a Nova Democracia, da oposição, e afirmou que as linhas gerais de um acordo podem ser alcançadas ainda hoje.

AE, Agência Estado

06 de novembro de 2011 | 09h48

"Até amanhã, no máximo, nós temos de chegar a um acordo sobre uma pessoa para o cargo de primeiro-ministro" do novo governo, declarou Mossialos. Segundo o porta-voz, porém, pode levar alguns dias para que os parceiros da coalizão concordem sobre os novos ministros. "Hoje eu acho que nós teremos avanços. Se isso vai demorar a noite inteira é outra questão. Mas hoje temos de chegar a um acordo sobre os princípios básicos para que a partir de amanhã possamos entrar em outros detalhes", disse.

As declarações de Mossialos foram feitas após uma semana de turbulência política na Grécia, que ameaçou dificultar o resgate financeiro oferecido ao país e teve o ápice na votação de uma moção de confiança que terminou na manhã de sábado. O primeiro-ministro grego, George Papandreou, obteve o voto, mas disse que está pronto para renunciar ao cargo e permitir que um novo governo assuma o país.

Papandreou comunicou o presidente da Grécia, Karolos Papoulias, sobre seus planos ontem e o presidente se reúne com o líder do Nova Democracia, Antonis Samaras, nesta manhã. Papandreou convocou uma reunião de gabinete às 12h (de Brasília), para se preparar para uma reunião de ministros de Finanças da zona do euro programada para amanhã. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
GréciacriseUE

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.