Paul Kirk ocupará assento de Ted Kennedy no Senado

O governador de Massachusetts, Deval Patrick, escolheu Paul Kirk para ocupar o assento de Ted Kennedy no Senado dos Estados Unidos. Kirk, presidente da Fundação da Biblioteca John F. Kennedy, em Boston, e ex-líder do Comitê Nacional do Partido Democrata, vai ocupar do lugar de Kennedy até a realização de uma eleição especial marcada para 19 de janeiro. A escolha foi considerada "excelente" pelo presidente Barack Obama.

AE, Agencia Estado

24 de setembro de 2009 | 13h42

"Estou satisfeito com o fato de que Massachusetts terá plena representação no Senado dos Estados Unidos nos próximos meses, à medida que questões importantes, como o sistema de saúde, a reforma do sistema financeiro e energia serão debatidos", disse o presidente, em comunicado divulgado pela Casa Branca. "Paul Kirk é um líder ilustre, cuja longa colaboração com o senador Kennedy faz dele uma escolha excelente para levar adiante seu trabalho, até que os eleitores façam sua escolha em janeiro."

A indicação de Kirk aconteceu após uma batalha entre democratas e republicanos sobre a substituição de Kennedy, que morreu de câncer no mês passado. Ele declarou, porém, que não será candidato ao cargo na eleição especial.

Temporário

O legislativo de Massachusetts aprovou uma lei que permitiu a Patrick nomear um sucessor temporário. A escolha de Kirk deu aos democratas o importante 60º voto, o que significa que eles terão maioria no Senado, no momento em que se estuda a lei de mudança do sistema de saúde. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
EUASenadoPaul KirkTed kennedy

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.