Jean Jullien/Reprodução Twitter
Jean Jullien/Reprodução Twitter

'Peace for Paris', um dos símbolos mais compartilhados na web após atentados

'Foi espontâneo, queria fazer algo que fosse útil para as pessoas', disse o designer francês Jean Jullien, responsável pelo desenho

AFP

15 de novembro de 2015 | 15h13

O desenho "Peace for Paris" (Paz para Paris), que representa o perfil da Torre Eiffel cercada de um círculo negro, se tornou um dos símbolos mais compartilhados nas redes sociais, após os atentados da sexta-feira na capital francesa.

Está inspirado no símbolo da paz e do famoso "Paz e Amor", dos hippies dos anos 1960. "Estava ouvindo a rádio ontem à noite e minha primeira reação foi desenhar e compartilhar isto", disse à AFP Jean Jullien, um designer francês de 32 anos, que mora em Londres.

"Foi espontâneo, queria fazer algo que fosse útil para as pessoas", explicou. "Em vista da violência dos ataques (que deixaram pelo menos 128 pessoas), o símbolo 'Paz e Amor' se impunha. A síntese foi bastante simples com a Torre Eiffel, símbolo de Paris. Os dois símbolos se encaixavam", acrescentou.

Jean Jullien publicou primeiro o desenho em sua página na internet antes de compartilhá-lo em sua conta na rede social Twitter pouco depois da meia-noite.

O post enviado de sua conta já foi compartilhado mais de 45.000 vezes.

Em 7 de janeiro, após o anúncio do ataque sangrento contra o semanário satírico Charlie Hebdo, que deixou 12 mortos na redação deste veículo, o lema "Je suis Charlie" (Eu sou Charlie) foi muito compartilhado nas redes sociais.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.