Pedreiros descobrem tesouro em moedas de ouro em casa no Uruguai

Trabalhadores, moradores do local e um parente da família reivindicam as moedas encontradas; audiência está marcada para outubro

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

MONTEVIDÉU - Quatro pedreiros encontraram moedas de ouro, nesta quarta-feira, 18, enquanto trabalhavam em uma casa na cidade de Minas, no sul do Uruguai. Os operários, a família que mora no local e um parente disputam na Justiça o direito ao tesouro. As informações são do jornal uruguaio El País.

Origem do tesouro pode estar relacionada àancestral da família. Foto: Osman Orsal / Reuters

PUBLICIDADE

Não há informações sobre a quantidade exata de moedas encontradas. A advogada dos operários, Teresa Méndez, diz que eles acharam "três punhados de moedas" quando levantaram um azulejo próximo da cozinha. Já o advogado da família diz que são 78 moedas de ouro — os moradores alegam que a quantia equivaleria a U$ 30 mil (em torno de R$ 122 mil).

Disputa judicial

Méndez afirma que, de acordo com o Código Civil do país, eles teriam direito à metade do tesouro; a família alega que deveria ficar com toda a quantia. Para resolver a disputa, os moradores concordaram em entregar 14 moedas de ouro. Outro parente da família também pediu uma parte do valor. Uma audiência de conciliação na Justiça foi marcada para 7 de outubro, como afirmou o jornal uruguaio.

A origem do tesouro pode estar relacionada a um ancestral dos moradores que morreu em 1930 — época em que era mais difícil guardar grandes riquezas em bancos ou instituições financeiras.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.