Reuters
Reuters

Perfil: suspeito tem opiniões de direita

Norueguês de 32 anos já expressou opiniões anti-islâmicas na internet, segundo a polícia.

BBC Brasil, BBC

23 de julho de 2011 | 07h30

OSLO - O suspeito dos ataques de sexta-feira, Anders Behring Breivik, de 32 anos de idade, tem opiniões políticas de direita, segundo a polícia. O chefe de polícia Sveinung Sponheim disse que mensagens suas publicadas na internet "sugerem que ele tem opiniões políticas voltadas para a direita, anti-islâmicas".

 

Veja também:

link'Pude sentir sua respiração', relata sobrevivente

linkAnálise: a ameaça da extrema-direita na Noruega

 

"Mas ainda não sabemos se isso foi uma motivação para os eventos ocorridos", disse ele à emissora norueguesa NRK. Pouco se sabe sobre ele além do que foi publicado em sites de redes sociais como Facebook e Twitter. As contas dele nos sites foram abertas apenas em 17 de julho.

 

Na sua suposta página do Facebook, ele se descreve como um cristão e um conservador. A página não está mais disponível, mas afirmava que ele se interessava por musculação, maçonaria e no "poder do indivíduo".

 

Testemunhas na ilha de Utoya o descreveram como loiro, alto e vestido com um uniforme da polícia. A imagem no Facebook é de um homem loiro de olhos azuis. O jornal norueguês Verdens Gang citou um amigo de Breivik dizendo que ele se voltou ao extremismo de direita quando tinha pouco menos de 30 anos de idade. O jornal diz também que ele participava de fóruns online expressando fortes opiniões nacionalistas.

 

Aparentemente ele não tinha treinamento militar específico ou ficha criminal. Acredita-se que Breivik tenha crescido e estudado em Oslo. Já adulto, mudou para fora da cidade e criou a empresa Breivik Geofarm, uma companhia agrícola para o cultivo de vegetais.

 

A imprensa norueguesa diz que por meio da empresa ele teria conseguido comprar fertilizantes, um ingrediente na fabricação de bombas. Sua suposta conta do Twitter apresenta apenas uma mensagem, que cita o filósofo John Stuart Mill: "Uma pessoa com convicção tem a força equivalente a 100 mil que tenham interesses apenas".

 

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.