Perry confunde idade mínima para votar

O pré-candidato republicano à presidência dos EUA Rick Perry cometeu na terça-feira uma série de novas gafes. Em visita a um centro universitário em New Hampshire, o governador do Texas se confundiu com a idade mínima para votar e pediu que os jovens maiores de 21 anos fossem às urnas para votar nele em 2012 - nos EUA, maiores de 18 anos já podem participar do processo eleitoral.

WASHINGTON, O Estado de S.Paulo

01 de dezembro de 2011 | 03h06

Além de errar a idade para votar, Perry também se confundiu com a data da eleição presidencial, segundo ele, marcada para o dia 12 de novembro de 2012 - a data certa é 6 de novembro. Poucos no auditório reagiram à gafe, mas alguns alunos trocaram sorrisos envergonhados, segundo o National Journal.

Essa não é a primeira vez que Perry se confunde em um evento de campanha. No dia 10, durante um debate com outros pré-candidatos na rede de TV NBC, ele não soube citar três agências governamentais das quais cortaria recursos, caso fosse eleito presidente. O "branco" durou 55 segundos. "Deixe-me ver: Comércio, Educação e...". Envergonhado, olhou para o rival Ron Paul pedindo ajuda.

Ontem, Perry também se confundiu, ao se referir às prévias do Estado de New Hampshire como "caucus", uma espécie de assembleia partidária, e não como "primárias". O governador do Texas chegou a ser favorito na corrida republicana, mas os deslizes, principalmente cometidos em debates televisivos, parecem ter diminuído suas chances. / |AP e REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.