Martin Bureau/AFP
Martin Bureau/AFP

Personagem de filme que lembra Marine Le Pen enfurece extrema direita francesa

Posições nacionalistas e anti-imigrantes do partido e o cabelo curto e louro de sua líder recordam claramente a pré-candidata à presidência

O Estado de S.Paulo

03 Janeiro 2017 | 15h59

PARIS -  Um filme sobre a ascensão do populismo no qual se destaca uma líder de extrema direita que lembra a francesa Marine Le Pen será lançado na França dois meses antes das eleições, e já causa polêmica.

"Chez nous" (Nossa Casa), dirigido pelo belga Lucas Belvaux e que chegará aos cinemas em fevereiro, narra a história de uma enfermeira do norte da França a quem um partido extremista, o "Bloco Patriótico", tenta convencer a ser sua candidata.

As posições nacionalistas e anti-imigrantes do partido e o cabelo curto e louro de sua líder, vivida pela atriz Catherine Jacob, recordam claramente a Frente Nacional (FN) e Marine Le Pen.

O vice-presidente do partido, Florian Philippot, taxou de "escandaloso" o fato de o filme ser claramente contra a Frente Nacional.

Belvaux se defendeu das acusações, afirmando que seu filme não é uma obra de militância. "É um filme feito para suscitar o debate, não para provocar a FN".

As pesquisas de opinião prognosticam que Le Pen passará para o segundo turno das eleições de maio, mas que perderá frente ao candidato conservador François Fillon no segundo turno./AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.