Peru: Humala nomeia Jimenez como primeiro-ministro

O presidente do Peru, Ollanta Humala, que ontem promoveu uma reforma ministerial, nomeou o ministro da Justiça, Juan Jimenez, como novo primeiro-ministro. Ex-advogado defensor dos direitos humanos, Jimenez substituirá Oscar Valdés como chefe do Gabinete.

Agência Estado

24 de julho de 2012 | 01h46

Valdés se tornou primeiro-ministro em dezembro de 2011, mas a sua abordagem linha-dura, especialmente no caso das manifestações populares contrárias aos projetos de ouro e cobre na região de Minas Conga, ajudou a causar um declínio no apoio à administração Humala.

Embora todos os ministros tenham entregue a carta de demissão, Humala manteve Luis Miguel Castilla como ministro das Finanças, enquanto Jorge Merino ficou como ministro de Minas e Energia. Porém, houve mudanças nas pastas da Defesa, Interior, Agricultura, Saúde e Justiça.

Segundo analistas, as mudanças ministeriais visam tentar reverter a queda na popularidade do governo Humala. Pesquisa de opinião divulgada hoje pelo Instituto GFK mostra que a taxa de aprovação do presidente caiu para 36% em julho, abaixo dos 41% de junho, o menor patamar de seu primeiro ano de governo. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.