12 de agosto de 2010 | 04h12
MANILA - Doze pescadores filipinos que tinham desaparecido em meio a uma tempestade foram resgatados com vida após conseguirem manter seu barco flutuando e alcançar a costa, apesar da força das ondas, informaram fontes oficiais, nesta quinta-feira, 12.
O chefe da Guarda Litorânea, Wilfredo Tamayo, assinalou que os pescadores desapareceram terça-feira no Mar de Visayas, centro do país, quando um temporal esteve a ponto de afundar sua embarcação.
Wilfredo acrescentou que os serviços de resgate tinham poucas esperanças de encontrá-los vivos, mas os tripulantes conseguiram bombear água fora do barco e se mantiveram sobre a água tempo suficiente para alcançar a costa.
Uma depressão tropical unida às chuvas suscitou fortes ondas nos últimos dias no norte e centro das Filipinas, o que provocou vários acidentes marítimos.
Sete pessoas continuam desaparecidas e pelo menos seis morreram depois do naufrágio de um cargueiro com 16 tripulantes a bordo ao nordeste do arquipélago, no último fim de semana.
Dezenas de pessoas morrem cada ano em acidentes marítimos nas Filipinas, a maioria em naufrágios causados pelo mau tempo e o descumprimento de normas de segurança.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.