Pescadores dados como desaparecidos são resgatados nas Filipinas

Filipinos tinham desaparecido durante uma tempestade no país; serviços de resgate tinham pouca esperança de encontrá-los vivos

Efe,

12 de agosto de 2010 | 04h12

MANILA - Doze pescadores filipinos que tinham desaparecido em meio a uma tempestade foram resgatados com vida após conseguirem manter seu barco flutuando e alcançar a costa, apesar da força das ondas, informaram fontes oficiais, nesta quinta-feira, 12.

O chefe da Guarda Litorânea, Wilfredo Tamayo, assinalou que os pescadores desapareceram terça-feira no Mar de Visayas, centro do país, quando um temporal esteve a ponto de afundar sua embarcação.

Wilfredo acrescentou que os serviços de resgate tinham poucas esperanças de encontrá-los vivos, mas os tripulantes conseguiram bombear água fora do barco e se mantiveram sobre a água tempo suficiente para alcançar a costa.

Uma depressão tropical unida às chuvas suscitou fortes ondas nos últimos dias no norte e centro das Filipinas, o que provocou vários acidentes marítimos.

Sete pessoas continuam desaparecidas e pelo menos seis morreram depois do naufrágio de um cargueiro com 16 tripulantes a bordo ao nordeste do arquipélago, no último fim de semana.

Dezenas de pessoas morrem cada ano em acidentes marítimos nas Filipinas, a maioria em naufrágios causados pelo mau tempo e o descumprimento de normas de segurança.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.