Pesquisa aponta alta popularidade do governo de Merkel

O partido da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, está com a popularidade alta neste início de ano de eleição no país. Uma pesquisa da agência Forsa, divulgada nesta quarta-feira, mostra que a coalizão do governo registrou o maior índice de aprovação desde que Merkel se tornou a líder do país em 2005. Por outro lado, seu adversário de centro-direita enfrenta um difícil começo.

AE, Agência Estado

09 de janeiro de 2013 | 11h37

Segundo a pesquisa, o apoio à coalizão de Merkel é de 42%, um ponto porcentual a mais do que há duas semanas e o maior nível já medido desde que Merkel se tornou a chanceler em 2005. O governo foi ajudado pelos resultados robustos da economia e pela conduta de Merkel ao lidar com a crise da dívida na Europa.

A pesquisa, no entanto, não apontou uma maioria no Parlamento para a coalizão do governo nem para seus adversários de centro-esquerda.

O principal partido de oposição, o Partido Social Democrata (PSD), registrou 25% de apoio, caindo dois pontos porcentuais, ao passo que seu aliado, o Partido Verde, subiu dois pontos porcentuais para 15%. O PSD já oficializou a candidatura do ex-ministro de

Finanças Peer Steinbrueck para concorrer às eleições com Merkel. Ele tem lutado para alavancar sua candidatura após revelações de ter embolsado cerca de US$ 1,63 milhão de dólares em honorários, os quais teriam sido recebidos por fazer discursos em eventos privados.

A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos. As eleições nacionais da Alemanha ocorrerão em setembro. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
AlemanhaeleiçãoMerkel

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.