REUTERS/ Kyle Grillot
REUTERS/ Kyle Grillot

Pesquisa aponta que 76% dos americanos são contra deportação de filhos de imigrantes ilegais

Segundo sondagem divulgada pelo site ‘Politico’, apenas 15% dos consultados se mostra a favor da expulsão dos chamados ‘Dreamers’

O Estado de S.Paulo

06 Setembro 2017 | 12h03

WASHINGTON - Uma pesquisa divulgada na terça-feira pelo site Politico aponta que 76% dos americanos se opõe à deportação dos 800 mil jovens sem documentos conhecidos como "Dreamers", cuja proteção foi suspensa pelo presidente Donald Trump.

A sondagem, realizada pela empresa Morning Consult, indica que apenas 15% dos consultados se mostra a favor da deportação. Além disso, 58% dos entrevistados é favorável que estes imigrantes fiquem nos EUA e possam obter a nacionalidade, enquanto 18% apoia que recebam apenas a residência.

Os "Dreamers" recebem apoio maioritário de americanos de todas as ideologias, entre democratas (84%), republicanos (69%) e independentes (74%). Até mesmo entre os eleitores de Trump, a maioria (66%) é contra a deportação dos imigrantes.

A Morning Consult realizou a pesquisa entre os dias 31 de agosto e 1.º de setembro com entrevistas com 1.993 eleitores registrados. A margem de erro é de 2%.

Trump anunciou na terça-feira o fim do programa promovido pelo ex-presidente Barack Obama, conhecido como Daca. Ele protegia da deportação 800 mil jovens sem documentos, mas a suspensão só será efetivada dentro de seis meses para forçar o Congresso a encontrar uma alternativa. / EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.