Pesquisa aponta queda na aprovação a Shinzo Abe

Pesquisa de opinião feita pelo jornal Nikkei e pela TV Tokyo indica que a taxa de aprovação ao governo do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, caiu 8 pontos porcentuais desde um mês atrás, para 68%; a taxa de desaprovação subiu 3 pontos porcentuais, para 19%.

RENATO MARTINS, Agência Estado

26 Maio 2013 | 20h29

Em política econômica, 62% dos entrevistados disseram aprovar o desempenho do governo e 18% a desaprovam; mas apenas 22% disseram sentir que a situação da economia japonesa melhorou como resultado da "abenomics", como a política econômica do governo Abe foi apelidada, e 66% afirmaram que não houve melhoras.

Quanto à política externa, 57% dos entrevistados disseram apoiar as posições do governo; 46% têm a expectativa de progressos nas tensões com a Coreia do Norte e 37% afirmaram que não.

A pesquisa também indica que 52% dos japoneses são contra a proposta do governo de reativar os reatores nucleares do país, parados desde que um terremoto seguido de tsunami provocou o derretimento de pelo menos um dos reatores da usina Dai-Ichi, em Fukushima, em março de 2010; 30% disseram ser a favor.

A pesquisa foi conduzida por telefone entre sexta-feira e domingo, entre pessoas em idade de votar em 921 domicílios. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
JapãoaprovaçãoShinzo Abe

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.