Pesquisa indica vitória da oposição na Espanha

PP deve vencer com 43,5% dos votos, ante 30% do Partido Socialista, do premiê José Luis Zapatero

Agência Estado,

20 de novembro de 2011 | 17h44

O Partido Popular (PP), de oposição, deve garantir uma vitória sólida nas eleições gerais da Espanha realizadas neste domingo, 20. O resultado deve lhe dar a capacidade de formar um novo governo sem precisar do apoio das legendas minoritárias.

 

Segundo pesquisa de boca de urna realizada pela rede nacional de TV do país, a RTVE, o PP deve vencer com 43,5% dos votos, ante 30% do Partido Socialista, do premiê José Luis Zapatero. Se esse porcentual for confirmado, o PP deverá obter a maioria dos assentos no Parlamento. A legenda precisa garantir ao menos 176 assentos para eleger o primeiro-ministro e aprovar leis sem a ajuda de aliados.

 

O resultado dessas eleições também representa a maior derrota do Partido Socialista nas últimas três décadas. A legenda governou a Espanha em 21 dos últimos 29 anos. Os socialistas venceram as duas eleições anteriores e atualmente detêm 169 assentos no Parlamento, mas a pesquisa indica que esse número deve cair para 115. Ainda assim, confirmados os números, a legenda deve se manter como a segunda maior na Casa. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Espanhaeleiçõesboca de urna

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.