Pesquisa: Israel e Palestina concordam sobre Estados

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira indica que a maioria dos cidadãos palestinos e israelenses apoia a criação de um Estado palestino ao lado do Estado de Israel, apesar do sentimento de desconfiança com relação à outra parte.

Agência Estado

01 de janeiro de 2014 | 14h36

O levantamento foi divulgado horas antes de o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, visitar novamente a região. Ele vai apresentar as diretrizes de um acordo de paz para o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e para o premiê israelense, Binyamin Netanyahu.

Na pesquisa, 63% dos entrevistados israelenses e 53% dos palestinos disseram apoiar uma solução que envolva a coexistência de dois Estados. O respaldo caiu para 54% e 46%, respectivamente, quando os cidadãos foram questionados sobre detalhes específicos, como o status de Jerusalém e a questão dos assentamentos judaicos.

O levantamento do lado israelense, realizado pela Universidade Hebraica, questionou 601 pessoas e teve uma margem de erro de 4,5 pontos percentuais. Já a enquete conduzida pelo Palestinian Center for Policy and Survey Research ouviu

1.270 pessoas e teve margem de erro de 3 pontos percentuais. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
ISRAELPALESTINACONFLITOPESQUISA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.