
22 de agosto de 2012 | 14h01
WASHINGTON - Uma nova pesquisa feita pela Associated Press em parceira com a Gfk mostra que o presidente democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney estão em empate técnico.
Veja também:
Em discurso, Obama busca se diferenciar de Romney entre latinos
A fidelidade partidária dos grupos religiosos nos EUA
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
Segundo o levantamento, menos de três meses antes da eleição de 6 de novembro, 47% dos eleitores preferem Obama e o vice-presidente Joe Biden, enquanto 46% dizem que votarão no candidato pelo Partido Republicano e seu vice recém escolhido, Paul Ryan.
Os números não são muito diferentes de uma pesquisa realizada em junho, que apontou 47% dos votos para o presidente e 44% para o republicano. Mas essa semelhança muda quando as pessoas são questionadas sobre quem elas pensam que irá ganhar as eleições. Para 58% dos entrevistados, Obama será reeleito, enquanto 32% acreditam que ele deixará a Casa Branca.
Convenção republicana
Romney e Ryan vão ser indicados formalmente pelo Partido Republicano na Convenção Nacional Republicana, que acontece na próxima semana. Os democratas realizam sua convenção na semana seguinte.
A economia, com a taxa de desemprego em 8,3%, permanece como a principal preocupação dos norte-americanos. Nove entre 10 pesquisados dizem que o assunto é importante para eles, enquanto metade afirma que é "extremamente importante".
Com AP
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.