Carolyn Kaster/AP
Carolyn Kaster/AP

Pesquisa mostra empate na disputa pela Casa Branca

47% dos eleitores preferem Obama, enquanto 46% votarão em Romney

AE, Agência Estado

22 de agosto de 2012 | 14h01

WASHINGTON - Uma nova pesquisa feita pela Associated Press em parceira com a Gfk mostra que o presidente democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney estão em empate técnico.

Veja também:

linkEm discurso, Obama busca se diferenciar de Romney entre latinos

blog A fidelidade partidária dos grupos religiosos nos EUA

forum CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

 

Segundo o levantamento, menos de três meses antes da eleição de 6 de novembro, 47% dos eleitores preferem Obama e o vice-presidente Joe Biden, enquanto 46% dizem que votarão no candidato pelo Partido Republicano e seu vice recém escolhido, Paul Ryan.

 

Os números não são muito diferentes de uma pesquisa realizada em junho, que apontou 47% dos votos para o presidente e 44% para o republicano. Mas essa semelhança muda quando as pessoas são questionadas sobre quem elas pensam que irá ganhar as eleições. Para 58% dos entrevistados, Obama será reeleito, enquanto 32% acreditam que ele deixará a Casa Branca.

 

Convenção republicana

 

Romney e Ryan vão ser indicados formalmente pelo Partido Republicano na Convenção Nacional Republicana, que acontece na próxima semana. Os democratas realizam sua convenção na semana seguinte.

A economia, com a taxa de desemprego em 8,3%, permanece como a principal preocupação dos norte-americanos. Nove entre 10 pesquisados dizem que o assunto é importante para eles, enquanto metade afirma que é "extremamente importante".

Com AP

Tudo o que sabemos sobre:
Eleições nos EUApesquisaempate

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.