Pesquisa mostra que 74% dos catalães querem referendo

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira mostra que 74% dos catalães são a favor de que o governo convoque um referendo "para que o povo decida se a Catalunha deve converter-se em um novo Estado da Europa", informou o jornal El País. O presidente do Generalitat (o governo local), Artur Mas, quer que a consulta pública seja realizada logo após a eleição legislativa da província, marcada para o dia 25 de novembro.

AE, Agência Estado

10 de outubro de 2012 | 09h05

O levantamento, realizado pelo Centro de Estudos de Opinião, entrevistou 800 pessoas e mostra também que Mas sai com vantagem nas eleições. 26,3% dos eleitores catalães afirmam que votarão nele. A maioria, no entanto, afirma que está indecisa (34,6%).

Enquanto isso, o ministro da Educação da Espanha, José Ignacio Wert, causou polêmica ao afirmar que o governo central do país tem a intenção de estimular os alunos catalães a "sentirem-se tão orgulhosos de serem espanhóis quanto de serem catalães". Isso será feito através da reforma educacional que prepara o Ministério, que reduzirá a autonomia das comunidades na hora de decidir o que é ensinado nas escolas, afirmou Wert nesta quarta-feira.

O ministro disse para o Congresso espanhol que o crescimento dos sentimentos nacionalistas em diversas regiões está relacionado "com a direção que tomou a educação" nas províncias. Em resposta, a conselheira de Educação da Catalunha, Irene Rigau, afirmou que a medida é uma "ofensiva" centralizadora, afirmando que "eles (Madri) querem que os alunos só conheçam a história da Espanha."

Tudo o que sabemos sobre:
EspanhaCatalunhapesquisa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.