Petraeus deixa comando da Otan no Afeganistão

Cargo foi transferido ao general John Allen; Petraeus irá assumir a direção da CIA

Agência Estado

18 de julho de 2011 | 04h26

Petraeus irá assumir a CIA no lugar de  Leon Panetta, nomeado secretário de Defesa

 

 

CABUL - O principal responsável pela missão da Otan no Afeganistão, o general americano, David Petraeus, deixou seu cargo nesta segunda-feira, 18, transferindo o posto a John Allen, general dos marines que construiu sua reputação ao estabelecer alianças com os líderes sunitas no Iraque.

 

"Mantemos nosso olhar rumo ao futuro do Afeganistão, (...) uma nação livre e em paz em um ambiente seguro e estável, livre de extremismo e terrorismo. No final, juntos prevaleceremos", afirmou Allen, general de quatro estrelas, na nota.

 

Seu juramento chega em pleno processo de transferência da responsabilidade da segurança em sete regiões do país ao Exército e Polícia afegãos por parte da Isaf, ao calor do início da retirada gradual das tropas internacionais.

 

Allen recebeu o comando do general Petraeus durante uma cerimônia em Cabul da qual participaram altos cargos da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan e do chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, Mike Mullen, segundo um comunicado.

 

O ato de transferência do cargo ocorreu em Cabul, poucas horas depois de o ex-governador conselheiro do presidente afegão Hamid Karzai, Jan Mohammad Khan, ser morto por insurgentes talebans.

 

O general Petraeus deixa o Afeganistão depois de um ano à frente das forças de coalizão para assumir a direção da CIA, nos Estados Unidos, onde substituirá a Leon Panetta, que, por sua vez, foi nomeado secretário de Defesa. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAAfeganistãoPetraeusentregaposto

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.