PIB da China supera o do Japão em 2010

A China superou o Japão como a segunda potência econômica mundial em 2010, com um Produto Interno Bruto (PIB) superior ao do país vizinho no ano passado, anunciou hoje o governo japonês. O PIB do Japão subiu para US$ 5,4742 trilhões, segundo estatísticas publicadas em Tóquio, após leve retração de 0,3% no quarto trimestre. O Governo japonês detalhou que o PIB da China alcançou, por sua vez, o equivalente a US$ 5,8786 trilhões. A economia chinesa superou em 2010 à sua vizinha e se situou atrás apenas dos Estados Unidos.

Agência Estado

14 de fevereiro de 2011 | 02h33

O Japão era a segunda maior economia do mundo desde 1968. "Diante do bom desempenho do país vizinho, saudamos a rápida progressão da economia chinesa", declarou Kaoru Yosano, ministro delegado japonês para Política Econômica e Estatística, em coletiva de imprensa. "Isso pode ser a base de um desenvolvimento da economia regional, ou seja, da Ásia Oriental e do Sudeste", acrescentou Yosano. Ele informou que deseja "melhorar as relações de amizade entre Japão e China no campo econômico". A China já registra há anos um índice de crescimento que ronda ou supera os 10%.

Seu PIB aumentou outros 10,3% em 2010. Seu PIB vinha superando o do Japão desde o segundo trimestre, porém, a economia japonesa dispunha de uma sólida vantagem no primeiro trimestre e não era certo que a China tomaria a dianteira no ano de 2010, até a publicação das estatísticas apresentadas hoje. Profundamente afetada pela recessão econômica mundial em 2008 e 2009, a economia de Tóquio se recuperou em 2010, com um crescimento de 3,9%, mas isto não foi suficiente para que Japão conservasse sua segunda posição diante a China, em pleno auge. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
ChinasuperaJapãoPIB2010

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.