
28 de dezembro de 2009 | 13h47
A Força Naval da União Europeia informou que o cargueiro De Xin Hai foi liberado nas proximidades de Hobyo, Somália, ontem. O navio e a tripulação estão em boas condições, segundo a força. A agência estatal chinesa de notícias Xinhua informou que o navio e a tripulação estão agora sob a proteção da frota naval chinesa após o resgate, mas não forneceu detalhes sobre o resgate.
O De Xin Hai foi a primeira embarcação chinesa a ser sequestrada desde que a China enviou um esquadrão de três navios para o Golfo de Áden no ano passado, integrando as patrulhas antipirataria compostas por Grã-Bretanha, Índia, Irã, Estados Unidos, França e outros países.
O De Xin Hai, pertencente à Qingdao Ocean Shipping Co., Ltd., levava cerca de 76 mil toneladas de carvão da África do Sul para a Índia quanto foi capturado no dia 19 de outubro a cerca de 1.100 quilômetros da costa da Somália. Os ataques piratas na região duplicaram em 2009 na comparação com o ano anterior, apesar da formação, em dezembro de 2008, da Força Naval da União Europeia, a primeira força internacional criada especificamente para conter os piratas somalis.
Piratas somalis receberam mais de US$ 100 milhões em resgate nos últimos dois anos. Com a liberação da embarcação chinesa, os piratas somalis ainda mantêm oito navios e 213 tripulantes, segundo a Forças Naval da União Europeia.
Encontrou algum erro? Entre em contato