Chineses fogem de apartamentos após plantas invadirem sacadas

Descrito como 'uma floresta vertical', complexo experimental foi construído em 2018

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Os prédios "vegetalizados" de um conjunto residencial no sudoeste da China, com plantas exuberantes nas varandas dos apartamentos, estão sendo cobertos com sua própria vegetação a ponto de os moradores abandonarem suas casas.

O complexo de oito edifícios experimentais foi construído em 2018 na grande cidade de Chengdu, capital da província de Sichuan. Na época, o projeto era descrito como "uma floresta vertical".

Prédios estão sendo cobertos com sua própria vegetação a ponto de os moradores abandonarem suas casas Foto: STR/AFP/China OUT

Os apartamentos desta área residencial, denominada "Jardim da Floresta Qiyi", têm varandas com vegetação abundante, dando aos edifícios a aparência de uma pequena selva.

De acordo com o site da incorporadora, os 826 apartamentos à venda foram vendidos muito rapidamente em abril de 2018.

De acordo com o site da incorporadora, os 826 apartamentos à venda foram vendidos muito rapidamente em abril de 2018 Foto: Sunling China Out/EFE/EPA

PUBLICIDADE

Vídeos feitos no início de setembro mostram, porém, edifícios de aparência negligenciada, onde a vegetação parece ter invadido o local. Nas imagens, uma minifloresta se estende por muitas varandas e paredes externas.

Alguns apartamentos parecem movimentados, com luz dentro, plantas bem cuidadas e móveis na varanda. Em muitos outros, essas áreas externas estão cobertas por vegetação abandonada.

Segundo jornal,apenas cerca de dez famílias se mudaram para o bairro Foto: STR/AFP/CHINA OUT

Apenas cerca de dez famílias se mudaram para o bairro, de acordo com o jornal Global Times.

Publicidade

A baixa taxa de ocupação se deve à presença de muitos mosquitos, que proliferam por causa da vegetação, disseram os moradores ao jornal. /AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.