Polícia britânica pode impor toque de recolher em algumas regiões

Medida seria dirigida também para jovens menores de 16 anos, segundo ministra do Interior

Efe

16 de agosto de 2011 | 10h56

LONDRES - A Polícia britânica ganhará novos poderes para enfrentar os distúrbios que afetam a Inglaterra e já estuda uma possível mudança na legislação para impor toques de recolher em áreas específicas ou para jovens menores de 16 anos, disse nesta terça-feira, 16, a ministra de Interior, Theresa May.

 

May defendeu a revisão do funcionamento da Polícia da Inglaterra e do País de Gales depois da onda de violência que aconteceu entre os dias 6 e 10 de agosto em Londres e outras cidades inglesas, que incluiu saques e incêndios de edifícios e veículos.

 

A ministra anunciou a criação de uma Agência Nacional do Crime no Reino Unido e disse que é preciso aumentar o número de policiais nas ruas, o que, em sua opinião, não é necessariamente incompatível com o corte de 20% nos orçamentos que será aplicado pelo Governo.

 

Segundo May, não importa tanto o número de agentes como o fato de que sejam visíveis e, atualmente, apenas 12% dos policiais podem ser vistos ao mesmo tempo nas ruas.

 

"As forças policiais terão os recursos necessários para desdobrar agentes na mesma quantidade que vimos na semana passada", declarou May, para quem é possível "melhorar a visibilidade e a disponibilidade da Polícia para o público".

 

A ministra do Interior reconheceu que "agora é mais importante que nunca, porque estamos pedindo à Polícia que lute contra o crime com um orçamento mais reduzido".

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.