Polícia descobre túnel do tráfico ligando Estados Unidos ao México

Quase 13 toneladas de maconha foram apreendidas; passagem liga San Diego a Tijuana

Reuters

16 de novembro de 2011 | 20h11

SAN DIEGO - Autoridades dos Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira, 16, a descoberta de um túnel usado pelo narcotráfico para levar drogas do México para o território americano e a apreensão de 12,7 toneladas de maconha.

 

O túnel liga depósitos em um parque industrial ao sul de San Diego, na Califórnia, à cidade mexicana de Tijuana, segundo nota divulgada pela Agência de Fiscalização de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos.

 

A maconha, segundo a nota, foi apreendida durante buscas realizadas na terça-feira por autoridades mexicanas e por agentes da Força Tarefa do Túnel, que reúne vários órgãos americanos.

 

Nos últimos anos, vários cartéis mexicanos passaram a escavar túneis sob a fronteira para burlar a fiscalização. Tijuana é o principal acesso das drogas que chegam do México à Califórnia. Dois túneis desse tipo já haviam sido descobertos no ano passado.

 

Com cerca de 600 metros de comprimento, os túneis estavam equipados com sistemas de trilhos, iluminação e ventilação, e cada um deles continha toneladas de maconha. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.