Polícia iraniana detém neta do aiatolá Khomeini

Forças de segurança iranianas detiveram a neta do aiatolá Khomeini (1900-1989), Zahra Eshraghi, e o seu marido, Mohammad Reza Khatami. Ambos são políticos reformistas. O marido da neta de Khomeini é também irmão do ex-presidente reformista Mohammad Khatami. O filho do casal disse que ambos foram detidos por uma hora e depois liberados pela polícia iraniana.

AE-AP, Agencia Estado

11 de fevereiro de 2010 | 16h46

Hoje, centenas de milhares de iranianos foram ao centro de Teerã, celebrar o aniversário da Revolução Iraniana de 1979. Ao mesmo tempo, agentes de segurança se espalharam por diversos pontos da cidade, a fim de impedir protestos da oposição ao atual governo.

A Revolução Iraniana criou a república islâmica no país e levou ao comando o aiatolá Khomeini. O aniversário do evento, geralmente, é usado pelas autoridades como uma mostra de força do regime.

Muitos oposicionistas, porém, ainda reclamam das últimas eleições presidenciais, realizadas em junho de 2009, que foi fraudada, segundo acusações. A disputa terminou com a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, mas foi seguida por uma série de protestos, que ameaçaram os pilares do regime islâmico, além de dividir a liderança religiosa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.