Emrah Gurel/AP
Emrah Gurel/AP

Polícia turca interroga suspeito de sequestro de avião

Autoridades investigam se homem tem ligações com algum grupo terrorista

AE, Agência Estado

08 de fevereiro de 2014 | 10h32

A polícia antiterrorismo da Turquia está interrogando um ucraniano que teria tentado sequestrar um avião que seguia para Sochi, na Rússia, durante a abertura das Olimpíadas de Inverno, informou a rede de televisão estatal turca TRT neste sábado.

A polícia turca investigava se o suspeito, identificado como Artem Hozlov, tinha ligações com algum grupo terrorista. Autoridades policiais não foram localizadas imediatamente para comentar o assunto.

Oficiais relataram que o homem alegava ter uma bomba e tentou desviar o voo da Pegasus Airlines que decolou de Kharkov, na Ucrânia. A tripulação o enganou, e o avião pousou em Istambul, na Turquia, onde Hozlov foi detido por agentes de segurança que subiram a bordo. O governo turco chegou a enviar caças para escoltar a aeronave até o país. 

O subsecretário de Transportes da Turquia, Habib Soluk, confirmou que o episódio está sendo tratado como uma tentativa de sequestro. Segundo Soluk, o suspeito não conseguiu entrar na cabine do avião e o piloto, Ilyas Karagülle, acionou a Força Aérea turca, que colocou em estado de alerta o aeroporto.

O incidente ocorreu em um momento de forte tensão na Rússia em razão dos jogos de inverno. O governo de Vladimir Putin mobilizou um impressionante aparato de segurança em todo o país, temendo que radicais islamistas do norte do Cáucaso cumpram a ameaça de novos atentados. Fonte: AP, Reuters e NYT.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.