Jacquelyn Martin/Pool via REUTERS
Jacquelyn Martin/Pool via REUTERS

Pompeo diz que relacionamento com Brasil 'está no nível mais elevado'

No Twitter, o secretário de Estado americano posta foto com o presidente Jair Bolsonaro, a pouco mais de duas semanas do fim do governo Trump

Redação, O Estado de S.Paulo

04 de janeiro de 2021 | 17h54

WASHINGON - A pouco mais de duas semanas do fim do governo de Donald Trump nos Estados Unidos, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, escreveu em sua conta oficial no Twitter que o relacionamento do país com o Brasil "está no nível mais elevado".

"Juntamente com o governo de @jairbolsonaro, assinamos um novo acordo comercial de três partes, designamos o Brasil como um importante aliado não pertencente à Otan e lançamos o Diálogo da Estrutura Ambiental EUA-Brasil", escreveu o secretário, ao publicar uma foto em que ele aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro e da primeira-dama Michelle.

Em outubro de 2020, a 15 dias das eleições presidenciais dos EUA, os governos dos dois países fecharam acordos de facilitação de comércio, para acelerar e desburocratizar as vendas, de boas práticas regulatórias e anticorrupção. 

A eleição, contudo, foi vencida pelo democrata Joe Biden, que assume a Casa Branca em 20 de janeiro e deve aumentar a pressão sobre o Brasil em relação aos temas ambientais, principalmente no que diz respeito ao desmatamento na Amazônia. 

Em novembro, diante da ameaça de Biden de que o Brasil poderia sofrer consequências econômicas caso não houvesse uma atuação mais firme para combater o desmatamento e as queimadas na Amazônia, Bolsonaro reagiu e disse que uma solução “apenas pela diplomacia não dá” nessa situação. “Depois que acabar a saliva tem que ter pólvora. Não precisa nem usar a pólvora, mas tem que saber que tem”, afirmou o presidente brasileiro, na época.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.