População da Índia passa de 1,2 bilhão, revela censo

A Índia abriga atualmente 17,5% de toda a população do mundo, de acordo com dados do novo censo divulgados pelo governo do país hoje. A segunda nação mais populosa do mundo, atrás apenas da China, possui agora 1,21 bilhão de habitantes.

AE, Agência Estado

31 Março 2011 | 20h01

Apesar do ritmo de crescimento demográfico do país asiático ter diminuído pela primeira vez em 90 anos, a população da Índia aumentou em 181 milhões de habitantes ao longo da última década, revelou C. Chandramouli, comissário do censo indiano. Só o aumento populacional equivale a quase toda a população do Brasil.

Projeções elaboradas pela Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que a população da Índia pode superar a da China, que atualmente é de 1,34 bilhão de habitantes, até 2030. Segundo Chandramouli, a população da Índia agora é quase igual à de Estados Unidos, Indonésia, Brasil, Japão, Bangladesh e Paquistão juntos.

O censo indiano contou com 2,7 milhões de recenseadores. Eles visitaram mais de 300 milhões de lares. Os números divulgados hoje são preliminares, esclareceu o governo. Os números oficiais e análises mais detalhadas não ficarão prontos antes de 2012. As informações são da Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
Índia população censo crescimento

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.