Popularidade de Obama cai ao menor nível desde a posse

Pela primeira vez, há mais americanos que desaprovam seu governo do que eleitores que o apoiam

Patrícia Campos Mello, O Estadao de S.Paulo

19 de março de 2010 | 00h00

CORRESPONDENTE / WASHINGTON

Pela primeira vez desde que Barack Obama assumiu a presidência, há mais americanos que desaprovam seu governo do que eleitores que o apoiam. A popularidade de Obama caiu para 46%, menor nível desde que assumiu o governo dos EUA. segundo o Instituto Gallup. Um dia após Obama tomar posse, em 21 de janeiro de 2009, sua popularidade era de 68%.

A taxa de desaprovação do presidente chegou ao nível recorde de 48% ontem. Quando Obama assumiu, apenas 12% dos americanos não aprovavam a atuação do presidente, segundo o Gallup. Para especialistas, o alto nível de desemprego, a reforma do sistema de saúde e a demora do governo Obama para concretizar seus objetivos são os principais motivos para a queda na popularidade do presidente.

Reação à reforma. Segundo Dean Debnam, presidente do instituto de pesquisas Public Policy Polling , a popularidade de Obama teve sua maior queda no meio de 2009, por causa da reação de eleitores independentes ao plano de reforma do sistema de saúde. "Isso aliado ao fato de que os americanos começaram a perceber que os problemas econômicos não seriam resolvidos rapidamente e o desemprego ia continuar subindo", disse Debnam ao Estado.

De lá para cá, a taxa de aprovação vem caindo, lentamente, mas continua caindo. Caso a reforma de saúde não seja aprovada rapidamente, a tendência é a popularidade do presidente cair mais, diz Debnam. "Obama já perdeu o apoio dos independentes, nunca teve o dos republicanos e, se não conseguir aprovar a reforma da saúde, arrisca-se a perder o dos democratas."

Pesquisa da Public Policy Polling mostra que 47% dos eleitores apoiam Obama, enquanto 48% se opõem ao governo dele. Entre os eleitores, 75% dos democratas dizem apoiar Obama, assim como 44% dos independentes e 11% dos republicanos.

Apoio

46% dos americanos aprovam o governo Obama

48% desaprovam

68% era a popularidade de Obama no dia da posse

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.