Popularidade de Putin cai 10 pontos

A aprovação do premiê russo, Vladimir Putin, caiu ao nível mais baixo registrado este ano, segundo a primeira pesquisa de popularidade feita após seu partido, o Rússia Unida, sofrer um revés eleitoral e o líder enfrentar os maiores protestos já ocorridos desde que ele assumiu o poder, há 12 anos.

MOSCOU, O Estado de S.Paulo

17 de dezembro de 2011 | 03h07

Feita entre os dias 10 e 11, a pesquisa do instituto governamental VTsIOM mostrou que 51% dos russos aprovam a maneira com que Putin conduz seu trabalho. Em novembro, esse índice era de 61% e, em janeiro, chegava a 68%, segundo a estatal.

O resultado divulgado ontem revela descontentamento e fadiga dos russos com o político de 59 anos, enquanto ele se prepara para disputar, em março, eleições presidenciais. Segundo a pesquisa, Putin não venceria no primeiro turno, mas, com 42% das intenções, registra ampla vantagem sobre os concorrentes. No segundo lugar, Gennadi Zyuganov, do Partido Comunista, obteria 11%.

O VTsIOM entrevistou 1.600 pessoas em 138 localidades da Rússia e afirmou que a margem de erro da pesquisa é de 3,4 pontos porcentuais. / REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.