Popularidade do presidente peruano cai para 46% em maio

A popularidade do presidente do Peru, Ollanta Humala, caiu fortemente em maio, para 46%, de 51% no mês passado, com um número de controvérsias prejudicando a sua imagem, segundo pesquisa do instituto Ipsos. A popularidade de Humala vem caindo constantemente desde fevereiro, quando atingiu 54%.

Agência Estado

20 de maio de 2013 | 14h13

"É um declínio importante se você considerar que a taxa de aprovação agora caiu para menos de 50%. Foi um mês turbulento", disse o diretor do Ipsos, Guillermo Loli.

A pesquisa mostrou que 61% dos entrevistados acreditam que Humala não cumpriu suas promessas eleitorais, enquanto 47% acham que o governo não fez o suficiente para reduzir a criminalidade. A taxa de aprovação de Humala caiu, em parte, devido ao plano do governo de comprar ativos da espanhola Repsol no Peru, o que despertou revolta entre a comunidade empresarial.

O mandato de cinco anos de Humala termina em 2016 e ele não poderá se candidatar a um segundo mandato. A pesquisa do Ipsos foi realizada com 1.221 pessoas e a margem de erro é de 2,7 pontos porcentuais para mais ou para menos. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
PeruHumalapopularidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.