Por pressão popular, Indonésia muda estátua de Obama de lugar

Representação em bronze do presidente americano aos 10 anos foi transferida de parque público para escola onde Obama estudou.

BBC Brasil, BBC

15 de fevereiro de 2010 | 10h00

Autoridades da Indonésia removeram de um parque público na capital do país uma estátua de bronze representando o presidente americano Barack Obama aos dez anos de idade .

A estátua, de um metro de altura, inspirada em uma foto de Obama, custou US$ 10 mil e mostra o presidente ainda criança, de shorts, carregando uma borboleta na mão esquerda.

Originalmente, a obra havia sido colocada em um parque no centro de Jacarta, mas a população local não gostou da ideia.

Mais de 50 mil pessoas aderiram a uma comunidade no site de relacionamentos Facebook para pedir a substituição da estátua por outra de algum herói indonésio adulto.

A alternativa encontrada, portanto, foi levar a representação do presidente americano para a escola Besuki, na própria capital indonésia, onde ele estudou.

Depois que sua mãe se separou de seu pai queniano e se casou com um indonésio, Obama mudou-se para a capital do país asiático, onde viveu entre 1967 e 1971.

O vice-diretor da escola disse à BBC que a estátua será erguida nesta semana e terá um local de honra, próximo à entrada principal.

Barack Obama tem uma viagem à Indonésia agendada para o final do próximo mês, quando terá a oportunidade de conhecer a estátua.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.