Porfirio Lobo toma posse como presidente de Honduras

Porfirio Lobo foi empossado hoje como o novo presidente de Honduras, após meses de tumulto político decorrentes da deposição, por um golpe militar, de seu predecessor Manuel Zelaya. Lobo foi eleito em 29 de novembro e desde então tem tentado restabelecer relações diplomáticas com os países que não reconheceram o governo de facto, chefiado por Roberto Micheletti.

AE, Agencia Estado

27 de janeiro de 2010 | 16h49

Os protestos e o isolamento internacional contribuíram para que a crise econômica que Honduras vive se agravasse. Quando Zelaya foi derrubado, no dia 28 de junho de 2009, o governo ainda não contava com um orçamento aprovado pelo Congresso. "Todos sabemos que eu recebo um país na bancarrota, sabemos que os atores políticos de diferentes governos dilapidaram Honduras", disse o presidente eleito há alguns dias à imprensa local.

O Congresso do país aprovou um decreto que anistia Zelaya e os demais envolvidos nos acontecimentos relacionados ao golpe de Estado. O presidente eleito contou com o apoio decisivo de seu Partido Nacional para que a proposta fosse aprovada. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
HonduraspresidentePorfirio Loboposse

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.