Porta-aviões da China conclui testes marítimos

O primeiro porta-aviões da China concluiu com sucesso os testes marítimos no Mar do Sul da China, informou a agência estatal Xinhua News. A embarcação, conhecida como Liaoning, retornou ao porto na quarta-feira após uma viagem de 37 dias.

AE, Agência Estado

02 de janeiro de 2014 | 02h09

Citando uma fonte naval que preferiu não se identificar, a Xinhua disse que o porta-aviões testou os sistemas de combates e conduziu uma prática de formação. Segundo a fonte, a operação "atingiu os objetivos antecipados. Todos os testes e programas de treinamentos foram bem, dentro do programado". O treinamento também envolveu aeronaves, navios de guerra e submarinos.

No início dos testes do Liaoning, um dos navios chineses que acompanhavam a embarcação quase se envolveu em uma colisão com um navio da Marinha dos EUA, o que a mídia chinesa disse ter sido culpa do navio norte-americano. O evento marcou um dos embates marítimos mais sérios entre os dois países em anos.

A China comprou o Liaoning da Ucrânia há mais de uma década. Após ser amplamente remodelado, ele entrou em operação no ano passado. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
ChinaPorta aviõesTestes

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.