Porta-voz do Estado Islâmico morre na Síria

Adnani era um dos membros mais antigos do grupo e chegou a militar com seu fundador, Abu Musab al-Zarqawi

PUBLICIDADE

Atualização:

DAMASCO- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) confirmou nesta terça-feira, 30, a morte de seu porta-voz, Abu Mohammed al-Adnani, em combates na província de Alepo, no norte da Síria. Adnani era um dos membros mais antigos do grupo e chegou a militar com seu fundador, Abu Musab al-Zarqawi. 

Em comunicado emitido através das redes sociais, o EI afirmou que ele morreu após uma longa viagem de sacrifícios e defesa contra a apostasia". O grupo ainda ameaçou os "covardes apóstatas" responsáveis por sua morte. 

Vídeo de propagando do Estado Islâmico divulgado na internet Foto: Reuters

PUBLICIDADE

"Já nasceu uma geração no país do islã (...) que quer à morte mais que à vida", acrescentou o texto, divulgado através das redes sociais.

Anteriormente, a agência de notícias "Amaq", filiada aos jihadistas, havia informado que Al-Adnani morreu enquanto supervisionava as operações dos combatentes do EI em Alepo. 

O EI tem presença na província setentrional de Aleppo, onde luta contra o regime sírio, as milícias curdas e alguns grupos rebeldes opostos aos jihadistas.

Al-Adnani, de nacionalidade síria e cujo nome verdadeiro é Taha Sobhi Falaha, era o porta-voz oficial do grupo e costumava emitir mensagens de áudio através da internet. /EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.