Porto Rico se prepara para tempestade tropical Dorian

Ilha, um território associado aos Estados Unidos, ainda se recupera do efeito devastador do furacão Maria

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SAN JUAN - Porto Rico se prepara para a chegada da tempestade tropical Dorian, que deve atingir a ilha na quarta-feira, 28. A ilha, um território associado aos Estados Unidos, ainda se recupera do efeito devastador do furacão Maria, que deixou um rastro de mortes e destruição em 2017. Pelo Twitter, o presidente Donald Trump lamentou a chegada de outra tempestade ao território de 3,2 milhões de habitantes.

“A nossa maior preocupação é a chuva”, disse o meteorologista Matthew Brewer, do Serviço Climático Nacional em San Juan. “Estamos esperando até 152 milímetros de chuva e em virtude da topografia da ilha podem haver enchentes e deslizamentos.” Para termos de comparação, a média histórica de chuva para todo o mês de janeiro em São Paulo,o mais úmido do ano, é de 288 milímetros. 

Moradores de Porto Rico se preparam para tempestade Dorian Foto: EFE/ Thais Llorca

PUBLICIDADE

Ventos fortes devem atingir Porto Rico ao longo do dia, mas a força da tempestade deve ser apenas 20% da que foi registrada na passagem do furacão Maria, um ciclone de categoria 4. 

Com uma nova ameaça ao território, Trump reclamou da chegada de “outra tempestade” a Porto Rico. “Quando isso vai parar”, questionou o presidente.

Depois da passagem do Maria, o presidente entrou em conflito com o governo do território, depois de ter sido acusado de negligência. O presidente chegou a dizer, depois de assinar uma lei com recursos para a ilha, que ele “foi a melhor coisa que acontecer para Porto Rico”. 

Na noite de terça-feira, 27, a tempestade estava ainda a 528 km da ilha, com ventos de 80 km/h. 

Moradores de Porto Rico protegem suas casas Foto: EFE/ Thais Llorca

A infraestrutura de Porto Rico ainda enfrenta problemas provocados pela passagem do Maria, em especial o sistema elétrico. Com a tempestade Dorian, o temor é que novos cortes de luz possam ocorrer.Cerca de 30 mil casas ainda estão em risco. 

Publicidade

Na segunda-feira, a governadora Wanda Vázquez declarou estado de emergência. Ela substituiu o antigo governador, Ricardo Rosselló em julho, depois de uma série de denúncias envolvendo o vazamento de mensagens de celular comprometedoras. / WPOST

Porto Rico ainda sofre efeitos do furacão Maria Foto: EFE/ Thais Llorca
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.