PUBLICIDADE

Portugal fecha 2020 com recorde de 7.627 novos casos de covid em 24 horas

Portugal fecha 2020 com recorde de 7.627 novos casos de covid em 24 horas

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

LISBOA - Portugal registrou nesta quinta-feira, 31, um recorde de casos de covid-19 em 24 horas: 7.627, além de ter relatado 76 mortes no mesmo período, uma semana após o país, que está em estado de emergência, ter flexibilizado as restrições impostas para conter a propagação do novo coronavírus.

Em 24 e 25 de dezembro, houve mais flexibilidade em relação ao toque de recolher e ao deslocamento de pessoas entre municípios. Além disso, não foi colocado qualquer limite para o número de pessoas que podiam participar de reuniões familiares, para as quais o governo simplesmente recomendou que tivessem "muito cuidado".

Portugal registrou recorde de 7.627 novos casos de covid em 24 horas Foto: Pedro Nunes/REUTERS

PUBLICIDADE

Na quarta-feira, quando o número diário de contágios começou a aumentar, apesar de ter se mantido em cerca de 3 mil, o primeiro-ministro António Costa disse que ainda era "muito cedo" para considerar que isso fosse uma consequência do Natal.

"Se elas existirem (essas consequências), certamente virão entre a próxima semana e a seguinte", declarou.

No entanto, para a virada de ano, Portugal terá regras mais rigorosas, como um toque de recolher obrigatório entre as 23h do dia 31 e 5h de 1º de janeiro. Durante o feriado de sexta-feira e o fim de semana de 2 e 3 de janeiro, entrará em vigor um toque de recolher obrigatório entre 13h e 5h horas do dia seguinte.

Além disso, de hoje até 4 de janeiro será proibida a circulação de pessoas entre municípios.

Segundo o último boletim do ano da Direção-Geral de Saúde do país (DGS), os totais de mortes e casos de covid-19 desde o início da pandemia chegaram a 6.906 e 413.678, respectivamente, em um país de cerca de 10 milhões de habitantes. /EFE

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.