Portugal planeja protesto contra austeridade, diz jornal

O movimento português "Que se lixe a troica", responsável pela organização de duas manifestações de rua realizadas contra a troica de credores internacionais e as medidas de austeridade impostas a países que receberam programas de ajuda, preparou um terceiro protesto do gênero para este sábado, 1, segundo a versão online do jornal espanhol El País.

AE, Agência Estado

01 Junho 2013 | 14h53

Nos últimos anos, Portugal vem implementando uma série de duras medidas e reformas como parte de um pacote de resgate de 78 bilhões de euros aprovado em 2011 pela troica, que inclui a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A marcha de Lisboa estava prevista para começar às 13h (de Brasília), com a participação de vários grupos e associações que normalmente atendem a convocações do movimento. Os manifestantes devem incluir aposentados que lutam para defender suas pensões e sindicatos que rejeitam cortes iminentes no setor público previstos pelo governo conservador do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, informou o El País.

Os protestos anteriores organizados pelo Que se lixe a troica, ocorridos em setembro do ano passado e março, atraíram centenas de milhares de manifestantes.

Mais conteúdo sobre:
PortugalTroiamanifestação

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.