Francisco Seco/AP
Francisco Seco/AP

Pós-Brexit: Negociador apresenta projeto de acordo à União Europeia

Projeto foi enviado nesta sexta-feira, 13, ao Parlamento e ao Conselho Europeu; rodada de negociação com britânicos foi alterada em razão do Coronavírus

Redação, O Estado de S.Paulo

13 de março de 2020 | 07h55

BRUXELAS - O negociador europeu para o Brexit, Michel Barnier, anunciou nesta sexta-feira, 13, que enviou aos países da União Europeia (EU) um ambicioso projeto para a futura relação comercial com o Reino Unido.

“Enviamos um projeto de acordo sobre uma nova associação ao Parlamento Europeu e ao Conselho Europeu para que seja discutido”, tweetou Barnier. Na mesma publicação, o negociador ainda afirmou que o projeto mostra “ambição” e que a compreensão de uma relação futura é possível.

A segunda rodada de negociações entre a União Europeia e o Reino Unido, que devia acontecer em Londres, na próxima semana, foi anulada em razão da pandemia de Coronavírus. No entanto, as duas partes estudam como continuar negociando.

Barnier anunciou que publicará o projeto de acordo comercial assim que as discussões com os eurodeputados e com o Conselho. No entanto, segundo um diplomata europeu ouvido pela agência francesa AFP, o ato vai apenas demonstrar que Reino Unido e União Europeia estão em rotas diferentes.

“O negociador pensa que isso dá vantagens à UE, mas não é assim. Demonstrará que o que propomos é basicamente diferente ao que eles propõem”, disse o diplomata.

O Reino Unido saiu da União Europeia no dia 31 de janeiro, com a esperança de encerrar as negociações de sua futura relação com o bloco até 31 de dezembro, quando as regras europeias deixam de se aplicar ao seu território. / AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.