Potências ocidentais acusam Irã de violar sanções da ONU

Teerã teria desrespeitado proibição de uso de sistema balístico e embargo de armas

PUBLICIDADE

Atualização:

NOVA YORK - Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a França e a Alemanha acusam o Irã de violar as sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) que proíbem o país persa de qualquer lançamento de projeteis que usem tecnologia de mísseis balísticos, assim como um embargo de armas, disse nesta quarta-feira, 7, uma diplomata.

 

 

A embaixadora americana na ONU, Susan Rice, disse que os quatro países reportaram as violações ao comitê do Conselho de Segurança da ONU que monitora as sanções contra o Irã. Ela deu essas declarações depois de conversar com o diplomata colombiano Nestor Osorio, que chefia o comitê. Osorio informou que o comitê vai examinar as acusações dos quatro países.

 

O embaixador britânico na ONU, Mark Lyall Grant, disse que as violações ocorreram quando o Irã lançou, em junho, o satélite Rasar 1, "que depende de tecnologia balística de mísseis para ser colocado em órbita".

 

O Irã está sob sanções do Conselho de Segurança da ONU por se recusar a congelar seu programa de enriquecimento de urânio. O país afirma que seu objetivo é civil e nega que esteja fazendo experiências com um programa de armas nucleares. As informações são da Associated Press.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.