Prefeito lituano destrói com tanque carro estacionado em local proibido

Em vídeo de sua página no YouTube, prefeito diz que esse será o fim de quem parar ilegalmente

Gabriel Toueg, do estadão.com.br,

02 de agosto de 2011 | 16h14

Atualizado às 17h43

 

Prefeito de Vilnius passa com tanque por cima de veículo estacionado em local proibido

 

VILNIUS, LITUÂNIA - O prefeito de Vilnius, capital da Lituânia, Arturas Zuokas, destruiu um veículo estacionado em local proibido na cidade. Com a medida, aparentemente encenada, Zuokas levou ao extremo sua política contra motoristas que não respeitam ciclofaixas na cidade, de 550 mil habitantes.

 

De acordo com um vídeo disponibilizado no canal do YouTube do prefeito, ele estava irritado com a quantidade de carros de luxo estacionados sobre faixas reservadas a ciclistas. "Nos últimos dias, carros caros têm estacionado ilegalmente neste mesmo local - um Rolls Royce e uma Ferrari", diz, mostrando imagens dos carros parados sobre a faixa.

 

"O que a cidade deve fazer com motoristas que acham que estão acima da lei?", pergunta. A "melhor solução", segundo ele, "parece ser um tanque". Em seguida ele entra no blidado, de terno e gravata, e o veículo passa por cima do carro estacionado.

 

 

Em seguida, diz, de cima do tanque: "Isso é o que vai acontecer se você estacionar o seu carro ilegalmente". Depois de esmagar o Mercedes Benz S-Class, Zuokas ainda cumprimentou um sujeito que parece ser o dono do carro e sugere a ele estacionar legalmente "na próxima vez".

 

'Ação ilegal'

 

O jornalista Saulius Chadasevicius, do 15min.lt, portal de um jornal diário gratuito distribuído na rede de transporte público da cidade, questionou a ação do prefeito. Segundo ele, trata-se de um ato ilegal, já que o trânsito de veículos durante o fim de semana, quando o vídeo foi feito, é proibido naquela rua.

 

O trânsito de veículos pesados, como o blidado usado pelo prefeito, é sempre proibido no local. Ainda de acordo com Chadasevicius, o carro estava fora de uso há muitos anos e foi posicionado no local apenas para a encenação feita por Zuokas.

 

Segundo o blog do Washington Post, o prefeito é um entusiasta do uso de bicicletas. O prefeito ainda aparece varrendo os cacos de vidro do veículo destruído, logo antes de voltar a passear de bicicleta pelo local. As imagens teriam sido feitas no sábado, 30.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.