Prefeito preso por corrupção é homenageado na Romênia

Um prefeito romeno sentenciado a prisão por suborno recebeu o título de "cidadão de honra" em sua cidade hoje. Mircia Gutau, prefeito de Ramnicu Valcea, foi preso em janeiro por sua ligação com o caso envolvendo o pagamento de ? 50 mil (US$ 68 mil) ao vice-prefeito num banheiro público em 2006, em troca de permissão para a construção de um prédio. O tribunal descobriu que o destino final do dinheiro era Gutau.

AE, Agencia Estado

15 de fevereiro de 2010 | 17h51

Ele foi o primeiro prefeito detido por corrupção desde o final do comunismo, em 1989. Os vereadores da cidade, pertencentes ao partido Liberal Democrata, do qual Gutau faz parte, votaram pela homenagem a ele como "cidadão de honra", indicando que ele prestou grandes serviços à cidade. Os vereadores de outros partidos votaram contra.

A Transparência Internacional colocou a Romênia, em 2009, como uma dos países mais corruptos da União Europeia. O vereador Samoil Valcu disse que Gutau "é o melhor prefeito que Ramnicu Valcea já teve". Gutau é prefeito da cidade, na região central da Romênia, desde 2004. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
Romêniacorrupção

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.