Premiê turco colaborará com negociações em Teerã

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou no domingo que postergará uma viagem para o Azerbaijão na segunda-feira para colaborar com negociações em Teerã sobre o programa nuclear iraniano, de acordo com a agência de notícias estatal Anatólia.

AE-DJ, Agência Estado

16 Maio 2010 | 14h29

Erdogan já havia admitido na sexta-feira a possibilidade de não acompanhar seu ministro das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, na viagem para o Azerbaijão. A decisão se deve à falta de colaboração iraniana com uma proposta aprovada pelas Nações Unidas em outubro, para que o Irã enriqueça urânio em um terceiro país. O plano evitaria que o Irã tivesse os estoques de urânio enriquecido necessários para produzir armas nucleares.

O governo iraniano já tinha convidado Erdogan para as negociações, para coincidir com a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Turquia e Brasil são membros não-permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e ambos têm resistido aos esforços dos Estados Unidos para introduzir novas sanções contra o Irã.

Mais conteúdo sobre:
Irã Turquia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.