Felipe Trueba/Efe
Felipe Trueba/Efe

Prêmio Nobel lança campanha pelo diálogo sobre as Malvinas

Argentino Adolfo Pérez Esquivel, prêmio Nobel da Paz de 1980, viajará a Londres para se reunir com organizações que apoiam a postura dele

Ansa,

28 Março 2012 | 20h16

BUENOS AIRES - O argentino Adolfo Pérez Esquivel, prêmio Nobel da Paz de 1980, anunciou hoje o lançamento de uma campanha internacional para que a Grã Bretanha dialogue sobre a soberania das Ilhas Malvinas com a Argentina.

Veja também:

linkPetrolíferas que operam nas Malvinas serão investigadas

linkLondres critica Argentina por fala sobre 'submarino nuclear'

linkSeis Nobel da Paz pedem diálogo sobre Malvinas

Esquivel considerou justificadas as medidas adotadas por parte do governo de Cristina Kirchner para chegar a este fim. Segundo ele, o objetivo é "conseguir" que as autoridades de Londres e Buenos Aires discutam o assunto "por meio das resoluções das Nações Unidas".

 

A campanha de diálogo está sendo impulsionada por uma carta destinada ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, que foi assinada por seis ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, como a guatemalteca Rigoberta Menchú e o sul-africano Desdmeond Tutu, na qual expressam sua "preocupação" pela "disputa territorial".

 

O argentino viajará a Londres entre os dias 23 e 24 de abril para se reunir com organizações que respaldam sua postura e não descarta pedir um encontro com Cameron.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.