Presidente afegão confirma diálogo informal com Taleban

O presidente afegão, Hamid Karzai, confirmou hoje que seu governo mantém conversações informais "há bastante tempo" com o Taleban para alcançar a paz no Afeganistão. Trata-se da mais recente declaração de um graduado funcionário do país reconhecendo esses contatos com o grupo fundamentalista.

AE-AP, Agência Estado

11 de outubro de 2010 | 10h28

O diálogo extraoficial com representantes do Taleban ocorre há algum tempo, afirmou o presidente no programa "Larry King Live" da emissora norte-americana CNN, em entrevista que será veiculada hoje. Karzai explicou que os contatos não são oficiais nem ocorrem regularmente, mas há um diálogo informal em andamento "há bastante tempo".

Um porta-voz presidencial disse anteriormente que o governo afegão vinha mantendo contatos "durante os últimos dois anos" com membros do Taleban de diferentes níveis na hierarquia do grupo.

O principal comandante da Otan no Afeganistão, o general norte-americano David Petraeus, também já informou que a coalizão militar estava sabendo do diálogo entre o governo afegão e o Taleban.

Tudo o que sabemos sobre:
AfeganistãoTaleban

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.